quarta-feira, 23 de março de 2011

Os Caminhos da Educação - Debate promovido na Rádio Jornal nesta manhã

Da WEB
Do educAÇÃO BR 
Na manhã desta quarta, houve um debate na Rádio Jornal, no programa de Geraldo Freire, com o tema: Os Caminhos da Educação no Brasil. O programa foi ao ar às 11 horas e encerrou ao meio dia, pouco tempo para um tema tão abrangente.
O debate foi comandado pelo jornalista Haroldo Costa, participaram do programa, o secretário de educação de Pernambuco, Anderson Gomes, o coordenador do sindicato das escolas particulares de Pernambuco, Francisco Ferreira e o diretor da faculdade IBGM, Laércio Guerra.
O debate foi solto, não houve polemica e apesar de ser divulgado o telefone para participação dos ouvintes, essa interatividade não foi usada. Os participantes falaram de forma aberta e pessoal sobre alguns pontos da educação em Pernambuco e no Brasil. No inicio, os três se posicionaram quanto a problemas ainda existentes, retrospectiva histórica da educação, ações que devem e podem ser feitas para melhorar a situação.
O secretário de educação, Anderson Gomes colocou que nos dez últimos anos, é que o Brasil passou a ter melhores condições para regulamentar medidas mais eficazes para melhoria da educação, por conta de indicadores como o IDEB e o ENEM, e a partir destes dados, governos passaram a ter mais segurança e iniciaram um processo de saída do discurso e entraram na prática.  Citou as medidas e os esforços que o governo de Pernambuco vem fazendo nos últimos anos, como a melhoria na infraestrutura e citou medidas que beneficiam os professores como a compra de microfones para ajudar no trabalho nas salas de aula.
Disse ainda que a preocupação do governo continua e que uma medida importante para a melhoria da qualidade da educação no estado está em processo, trata-se da elevação das escolas na condição de unidades de ensino com regime em tempo integral, afirmou que até 2014 o governo pretende adotar em todas as escolas este regime.
O professor Francisco Ferreira atentou para a questão salarial, as péssimas condições de trabalho e a estrutura das escolas. Afirmou que estes são fatores que agravam a falta de profissionais na área da educação, citou a grande queda no preenchimento das vagas do curso de pedagogia nas universidades.
O Diretor da faculdade IBGM, Laércio Guerra falou que é preciso levar em consideração não somente, o que ele denominou de “macro politicas”, como a estrutura, a questão salarial, mas se ater as “micro politicas” na educação. Dentre estas, estariam às ações para evitar a evasão escolar, citou que na rede particular o problema chega a 40% e indagou que na rede pública a situação deve ser bem pior.
Colocou que o problema da evasão, se deve ao modelo escolar ainda adotado no ensino brasileiro, onde as escolas não são atraentes para os jovens, onde os professores não dominam ainda instrumentos de informática, mídia nas suas aulas, citou a falta de preparo de professores para dar aulas que façam os estudantes gostarem do cotidiano escolar. Laércio disse também que tem observado um crescimento no setor em Pernambuco e que a situação já foi muito pior, colocou que o abismo que existia no nível de aprendizado, entre estudantes da rede privada e da rede pública, tem diminuído nos últimos anos.
Depois, Haroldo Costa leu alguns comentários e perguntas dos internautas, disse que muitas se repetiam sobre a questão das contratações irregulares e a não convocação dos professores aprovados no último concurso da SEDUC - PE. Além dessas questões, houve participações que diziam não ver nas suas localidades, melhorias nas escolas, comentários sobre o salário de professor no estado, entre outras.
O secretário de educação respondeu a questão dos concursados, colocando que se reuniu com o grupo de professores representantes dos aprovados e que está ciente das reinvindicações. Justificou que só poderá dar uma resposta concreta sobre nomeação depois de feito o reordenamento na rede, para não ocorrer de nomearem professores em local onde já existem efetivos em licença, essas que os efetivos têm direito e que segundo o secretário, justifica a colocação de temporários. Disse ainda que o MP vem acompanhando o caso e que a promotoria, entendendo a situação da secretaria em fazer o tal reordenamento, concedeu mais prazos para a entrega de um diagnostico que está sendo acelerado. Afirmou que a entrega poderá acorrer até o final de abril.
Perto do fim do programa, os participantes ainda falaram sobre a necessidade de professores das áreas de ciências, como física e química (tanto na rede pública como na privada), sobre a dificuldade que se tem em formar estes profissionais para atuarem nas salas de aula. Comentou-se da falta de boas remunerações e planos de cargos e carreiras, fatores que não atraem os jovens para trabalhar na educação, os mesmos procuram áreas ligadas aos investimentos em SUAPE, como também ocorre o fenômeno da migração dos que já atuam na educação para outras áreas, onde a remuneração, as condições de trabalho e o reconhecimento são melhores.




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário