domingo, 20 de março de 2011

Semana Chico Science. De 21 de março até 1º de abril

Semana Chico Science propõe reflexão sobre a influência da África na cultura

Programação é composta por documentários, seminário, oficinas, show e intervenção artística

Da Redação do pe360graus.com
divulgação
Foto: divulgação
O Memorial Chico Science promove, da próxima segunda-feira (21) até 1º de abril, a 2ª edição da Semana Chico Science. O evento que homenageia o músico líder do Mangue Beat  traz o tema “Do Africanismo ao Mangue”. A entrada é aberta ao público.

A iniciativa busca refletir sobre a influência da África na cultura local, brasileira e mundial. Com curadoria de Helder Aragão, mais conhecido como DJ Dolores, o evento conta com exibição de documentários, seminário, oficinas e intervenção artística.

A programação está concentrada até 25 de março, mas se estende até 1º de abril, com uma das oficinas. O encerramento do evento será com show da Orquestra Santa Massa, projeto do DJ Dolores, no dia 1º de abril, às 20h, no Pátio de São Pedro.

A mostra de documentários traz longas-metragens sobre o kuduro, gênero musical angolano que se tornou um fenômeno internacional, o dub jamaicano e sua influência no hip hop e na música eletrônica e sobre o pai do afro beat Fela Kuti.

O evento também aborda questões da música, trazendo inclusive o autor do documentário “Dub Echoes”, Bruno Natal, que vai expandir a reflexão da música para outras áreas.

Os debates irão abordar aspectos referentes ao imaginário da cultura africana e a questões de gênero e sexualidade, com a participação do jornalista Xico Sá, da filósofa Bruna Dildeberg, dos antropólogo Raul Lody e Osmundo Pinho, do professor doutor em Literatura Anco Márcio e do cineasta Marcelo Caetano. 

Na área de formação, a Semana Chico Science oferece a oficina “Tambor dispositivo” com o artista-pesquisador Ricardo Brazileiro, que propõe um laboratório em linguagens eletrônicas para criação de módulos sonoros interativos adaptados a estrutura de um tambor.

Após a Semana, o Memorial Chico Science promove outra oficina que une música e tecnologia, com o grupo Altovolts. A oficina de “Eletrônica Musical” será dedicada a construir artesanalmente pedais de efeito, caixas acústicas e, principalmente, amplificadores valvulados para instrumentos musicais. 

A programação também oferece atividades artísticas nos dias 23 e 24 de março, sempre a partir das 14h, no Nascedouro de Peixinhos. Haverá mutirão de grafite com integrantes da Rede Resistência Solidária, coordenado pelo grafiteiro Galo de Souza.

O Memorial Chico Science fica no Pátio de São Pedro, Casa 21, no bairro de São José. Outras informações pelos números 3355.3158, 3355.3159, ou pelo site do Memorial.

SERVIÇO
Semana Chico Science
De 21 até 1º de abril de 2011
Memorial Chico Science - Pátio de São Pedro, Casa 21, São José
Cine-teatro Apolo – Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Livraria Cultura – Paço Alfândega – Rua Madre de Deus, Bairro do Recife
Informações: (81) 3355.3158 | 3355.3159 | www.memorialchicoscience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário