sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nem tudo são espinhos na rede pública de ensino.

Projeto rende prêmio a aluno de escola pública de Pernambuco.
Gabriel Cezar criou uma calha feita com garrafas pet para evitar deslizamentos de barreiras.

TV Globo. NETV
Do educAÇÃO BR
Nem tudo são espinhos nas unidades de ensino público do Brasil, pois muitas vezes diante dos muitos espinhos as rosas se sobressaem.
Calha é projetada por estudante de escola pública, usando garrafas pet o projeto pode ajudar a evitar deslizamento de barreiras.
Obviamente nem tudo são desgraças na rede pública de ensino brasileira, mas casos como esses do jovem inventor e projetista, nascem como superação e não como algo muito lógico de acontecer, as dificuldades impostas pelo sistema tiram a lógica dos estudantes de escolas públicas desenvolverem ideias espetaculares todos os dias, todos os anos letivos. Sua criatividade e sua genialidade, somadas à vontade de transformar a própria vida e a de sua comunidade, são muito mais fortes do que os obstáculos de sua condição social e o que a escola “pública” em si já representa, nem todos conseguem essa superação.
Não devemos ser ingênuos em pensar que estudantes aos montes têm essas ideias, ou quando as tem, são apoiadas, e que professores como os da reportagem (a orientadora do estaudante) conseguem administrar esta sinergia na escola estatal e transforma-la em projetos. Não podemos cair na ilusão de quê se ele conseguiu, todos poderão fazer algo parecido, não por humanamente não poderem ser, fazer, mas por estarem dentro de uma teia social que os deixam excluídos de uma potencialização de seus conhecimentos, isso quando estes são possíveis de existir em um grau promissor nas unidades de ensino básico do governo.
Mas também, não podemos criticar tanto a ponto de não bater palmas, contudo, esta escola, e existem outras, está demonstrando desenvolver um bom trabalho, que esse exemplo impulsione outros avanços e faça dessa escola um potencial espelho para toda a rede estadual de ensino de Pernambuco.

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