sexta-feira, 29 de abril de 2011

Professor brasileiro vira piada na internet

Campanha de valorização do professor vira piada no Twitter



Do educAÇÃO BR

É de se esperar que apareçam brincadeiras de qualquer tipo com coisas que são serias na internet, a rede mundial é um espaço aberto para tudo, coisas boas e ruins, quem usa este meio de comunicação tem que ser um bom filtrador. Sem ingenuidades, não poderíamos esperar uma adesão total dos brasileiros em campanhas de valorização dos professores, a falta de reconhecimento do profissional da educação é fruto justamente da sucata que é o nosso sistema de educação, fica sendo cultural o desprezo e a chacota com os professores.
Como podemos esperar que os nossos jovens tenham admiração por alguém que estudou muito, trabalha muito e ganha tão pouco? Logo nessa era capitalista, consumista, onde o ter é melhor que o ser, professor não é status para a nossa juventude, essa não enxerga o professor como alguém nobre pelo simples fato de apesar de todos os entraves, ele está ali todos os dias na sala para forma-lo, para que provavelmente ele seja mais bem sucedido na vida que o próprio professor.
O professor será respeitado quando o exemplo vier de cima, dos governos, não adianta campanhas dizendo que o professor é importante se na realidade ele não é tratado como tal.
Do UOL
Uma campanha de valorização do professor, lançada pelo movimento Todos Pela Educação nesta terça-feira (12), acabou virando piada no microblog Twitter. A ideia era que, com a hashtag #1bomprofessormeensinou, os alunos deixassem um depoimento em homenagem ao docente. No entanto, foi o suficiente para o termo parar no topo dos trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil com brincadeiras dos internautas.

O usuário @marceloj81, por exemplo, escreveu que “#1bomprofessormeensinou várias coisas, mas esqueci de tudo”. Já @larifelisdoro escreveu: "#1bomprofessormeensinou que casar gasta muito dinheiro então não devemos nos casar". E, segundo @pilehh, “#1bomprofessormeensinou a não fazer hashtags tão grandes assim". Um complemento bastante comum também era “colar na prova”.

A ideia de movimentar o Twitter surgiu durante o lançamento da campanha na manhã desta terça

A assessoria de imprensa do Todos Pela Educação confirmou que iniciou a disseminação da hashtag no Twitter, mas que a ideia era realmente uma homenagem aos docentes.

Valorização do professor

O movimento Todos Pela Educação escolheu como foco do seu trabalho para 2011 a valorização do "bom professor" -aquele que, segundo o Todos, é o que tem foco no aprendizado dos estudantes e contribui para a educação no país. Entre as peças produzidas, estão vídeos para TV, anúncios para jornais e revistas e spots de rádio.

Também para o MEC (Ministério da Educação), o professor precisa ser colocado no centro das atenções. “O Brasil precisa resgatar essa dívida com o magistério brasileiro", disse Fernando Haddad assim que foi confirmado para a pasta na gestão Dilma.

Um dos tópicos que sustenta essa valorização de que tanto se fala é o salário dos docentes. Professor ganha 40% menos que média do trabalhador brasileiro com mesma escolaridade.

Na última quarta-feira (6), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por 8 votos a 1, a validade da Lei do Piso Nacional do Magistério. A lei, que foi sancionada em 2008, determinava o rendimento mínimo por 40h semanais de trabalho para professores da educação básica da rede pública. O valor atual do piso é de R$ 1.187,14, que passa a ser considerado como o "vencimento básico" da categoria, ou seja: gratificações e outros extras não podem contar como parte do piso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário