domingo, 5 de junho de 2011

Concursados não nomeados se juntam aos movimentos populares contra o Governo de Pernambuco

Do educAÇÃO BR (fotos de Dhiogo Rezende)

No  dia 2 de junho o MOPROPE fez seu ato combinado com o sindicato dos urbanitários e o movimento popular de Pernambuco, representações de seguimentos populares se juntaram para protestar contra a privatização da Compesa, os concursados da educação tinham na pauta a nomeação e o pagamento do retroativo dos efetivos em cima do piso salarial dos docentes julgado constitucional pelo Supremo.

O movimento caminhou por diversas ruas e avenidas do centro até chegarem ao Palácio do Campo das Princesas, a intenção era apresentarem a reinvindicação ao governador, no entanto ser recebido por ele é muito difícil, o que deveria ser mais fácil por ele ser de um partido dito como “socialista” e a manifestação ser de interesse das camadas mais populares, pois se trata da melhoria na qualidade da rede estadual de ensino com mais professores efetivos e a não privatização da Compesa, uma venda que pode significar a não prestação de serviços de esgoto, saneamento e água nas casas das milhares de famílias pernambucanas que não podem pagar taxas e contas de uma empresa voltada ao lucro, ou simplesmente não tem estrutura e cobertura deste serviço básico nas suas localidades por não ser viável a tal empresa.

O interessante é que o governador Eduardo Campos usou a bandeira da não privatização e criticas truculentas a venda da Celpe no governo de Jarbas Vasconcelos em sua campanha, se reelegeu com mais de 80% dos votos e agora desrespeita o povo e sua própria palavra antes das eleições, na educação também, se elegeu prometendo melhorias na estrutura e qualidade da rede estadual de ensino e vemos um verdadeiro caos, escolas sem estrutura básica, sem professores em sala mesmo com mais de 5.000 contratos temporários de professores no lugar dos aprovados no concurso ainda em validade, desafiando o inquérito de ação civil pública do MP-PE.

O governo tem que saber desde já que números positivos pós-eleição não lhe define como “divino” e seus agentes públicos como deuses que podem fazer o que bem querem com a população (seus súditos fieis), é preciso que os pernambucanos mostrem mais nas ruas que mesmo os deuses (falsos) caem. 
  

3 comentários:

  1. absurda a atitude do governo em não nomear o pessoal aprovado no concurso para professores na rede estadual de ensino. A contratação de 5.000 professores temporários fala por si só da defasagem existente hoje na rede estadual de ensino. Quando nossos governantes se conscientizarão de que educação é fundamental para o desenvolvimento de uma nação?

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME É JOARA E GOSTARIA DE SABER ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O CONCURSO, PIOS ATÉ HOJE NÃO FUI NOMEADA MEU EMAIL É ara-msoares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. É um CORONELZINHO esse governador

    ResponderExcluir