quarta-feira, 3 de agosto de 2011

54,5 milhões para implementar educação integral.


Do educAÇÃO BR
Essa liberação de dinheiro chega a preocupar, pois sabemos da natureza corrupta dos nossos administradores públicos, principalmente nas cidades mais remotas, os municípios de pequeno e médio porte no Brasil. Sabemos que quando há vontade política para liberação de recursos, esta não surge acompanhada da vontade de fiscalizar o uso dos valores.
Outra critica surge das dificuldades que existem na implementação da escola integral, pois se há verba para tal realização, falta material humano, ou a competência e formação correta do contingente de educadores no Brasil, ainda a sabida falta de valorização destes profissionais. Deste jeito fica difícil enxergar o bom uso, uma eficácia no gasto de metade destes milhões nos municípios brasileiros, já sabemos dos entraves e dos fracassos com a educação "não integral", e agora escolas devem se preparar para tentar programar a integral.

Há ainda o risco de escolas de tempo integral virarem depósitos "com carga horária mais avançada" de crianças, e tais atividades que envolvem trabalhos culturais nas diversas áreas, nos horários extras currículos serem tão defasadas ou mais do que as existentes no horário básico.
Fonte. Terra Brasil

O governo repassou R$ 54,5 milhões para implementar a educação integral em escolas públicas municipais de 19 estados. Os recursos já estão disponíveis nesta terça-feira nas contas correntes dos beneficiários, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O valor foi transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para implantar a educação integral, as unidades de ensino contempladas devem oferecer uma jornada escolar de, no mínimo, sete horas diárias. Nesse período, além das disciplinas curriculares, os alunos participam de atividades em diversas áreas, como cultura, artes, esporte, lazer, educação ambiental, investigação científica e recebem acompanhamento pedagógico.
Os recursos repassados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) servem para contratar serviços e adquirir materiais permanentes e de consumo necessários à realização das atividades e para ressarcir despesas com transporte e alimentação dos monitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário