segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Uma Mentira Conveniente

O MELHOR DO MELHOR, ENTRE OS MELHORES...
Do educAÇÃO BR
Mentiras plantadas no jardim castigado da nossa educação, muito mais espinhos do que pétalas, vemos muitas falsas propagandas a cerca do setor educacional por partes dos governos, estas são as que mais alienam a população, pois a iludem e lhes dão a falsa sensação de formação de qualidade, de que o governo pensa acima de tudo em seu povo. As mentiras sobre a nossa educação viram verdades quase absolutas na cabeça de um povo que historicamente foi e continua usado politicamente pelos dominantes e enganado quanto aos direitos que deveriam existir na sua vida.
O Governo do Estado do Tocantins engana seu povo, mente para o Brasil ao falar de certos investimentos na educação que não são concretos e reais, principalmente se levarmos ao pé das letras garrafais das propagandas de 1º, 2º lugar nos avanços da educação e em outras áreas sociais, prática bem comum em todas as máquinas administrativas do Brasil, que gastam grande parte do orçamento com propagandas.

"O TOCANTINS TEM O 2º MELHOR SALÁRIO DE PROFESSOR DO BRASIL."

Segundo uma análise comparativa realizada em dezembro de 2010 pela APEOC, filiada a CUT e a CNTE, o salário de professor no Tocantins (40h) é o 9º do Brasil, o Maranhão (um dos estados mais pobres da união) aparece em 2º atrás do Distrito Federal que paga R$ 3,227,87.
No Brasil é muito conveniente mentir, aumentar, fraudar “verdades” sobre a educação, além de atacar na via de fato, nos espaços escolares e seus profissionais, atacam na mídia, bombardeando a opinião pública, os olhos da massa deseducada brasileira que ainda não aprendeu a ver.

  



Notícia publicada em 12/01/2012 - - Autor: Fernando no site: http://www.araguainanoticias.com.br/noticia/1431/o-misero-salario-do-professor-e-o-2o-maior-do-pais.html
O mísero salário do professor é o 2º maior do país
O piso salarial dos professores da rede estadual de ensino no Tocantins terá um aumento de apenas 7,29 % a partir de janeiro deste ano, passando dos atuais R$ 2.854,00, para 3.062,00. Apesar do salário ser muito baixo, essa “façanha” coloca o Tocantins como o 2° estado que melhor paga os profissionais da educação, conforme a SEDUC.

Até parece uma piada de mau gosto. Porém, essa é a realidade da educação no Brasil. Não é que o salário dos professores do Tocantins seja alto, mas a verdade é que a educação nunca foi, não é, e nunca será uma prioridade no Brasil. Portanto, com a desvalorização dos profissionais na educação em todo o país, qualquer aumento se transforma no segundo maior da Nação.

O interessante é que o salário do Secretário Estadual da Educação, Danilo Mello, é de 15 mil reais, ainda tem todo o suporte como assessoria, transporte e outras regalias. Isso é um salário digno. Por outro lado, o professor passa 4 anos em uma Universidade se preparando e ao chegar numa sala se depara com uma longa jornada de trabalho, precisa levar serviço para casa, como fazer planejamento, elaborar e corrigir provas e preencher diários.

Além de trabalhar num ambiente sem condições ergonômicas, no calor e com poucos recursos pedagógicos, cumprir todos as exigências da escola, ao final do mês a "recompensa" é 7 vezes menor que a do secretário.

Se o Secretario Danilo deixasse o conforto de sua sala e atuasse como professor em uma sala de aula, talvez não diria que esse aumento é um ganho para a educação no país. Claro que esse aumento salarial é importante, mas não é o suficiente e nem o ideal para os professores. Professor deve ser valorizado e ter um salário digno. No dia em que a educação brasileira tiver o valor que merece, o Brasil passará por uma transformação profunda e sairá do 3° mundo, passando a ser de 1° mundo.

Outro aspecto interessante é que em Araguaína um vereador ganha mais de 6.500 reais, além de verbas de gabinetes e assessorias, sendo que para ocupar esse cargo não precisa ter nenhuma formação. E temo vistos os resultados das ações de políticos despreparados: o Ministério Público teve que intervir em várias decisões da Câmara de Araguaína, por serem inconstitucionais. Já o professor com todo o preparo, e com um papel de extrema importância na sociedade tem um salário que não chega a metade do ganho de um parlamentar.

A educação pode transformar uma nação e tirar as regalias dos políticos. Portanto não é que o salário do professor no Tocantins é bom, mas sim a falta de valorização da educação é que possibilita governantes fazer declarações imbecis e repugnantes como essas.

Um comentário:

  1. Eu tenho a impressão que o Brasil não tem vontade de fazer parte do 1° mundo. Aliás, pode até ser que tenha vontade, mas não seria interessante para quem toma as decisões no mundo. E outra: imagina se nossos excelentíssimos senhores governantes querem um povo consciente. Só se já cansaram da moleza. É ruim, hein...

    ResponderExcluir