quarta-feira, 2 de abril de 2014

O Enterro da Educação Brasileira!

Atividade da greve da Rede Estadual de Ensino. Manhã do dia 02 de abril - SINTET - Tocantinópolis - TO (Foto: Dhiogo Rezende)
Do educAÇÃO BR

Há muito tempo que ela agonizava na UTI, sobre os cuidados da SAÚDE, sua irmã, em uma unidade do SUS, a EDUCAÇÃO pública do Brasil chegou ao seu triste fim. Não resistiu aos inúmeros ferimentos, fraturas expostas do seu sistema, sem estrutura, sem tecnologia, sem material humano, com índices internacionais alarmantes, sua falência pode ser sabida em todo o mundo. Os sistemas educacionais de países como Coreia do Sul, Finlândia, China, lamentaram e manifestaram seus pesares em notas como esta: É uma pena, um país tão promissor como o Brasil, com uma economia entre as mais pujantes do globo. A educação brasileira, se estivesse saudável, poderia ser uma grande parceira com intercâmbios e produção de conhecimento e tecnologia, nossas condolências aos brasileiros, filhos da educação que agora estão órfãos. (Ministro da Educação Finlandesa)


Vídeo do "enterro da educação" Tocantinópolis - TO (Imagens: Dhiogo Rezende)

A imprensa vinha constantemente noticiando a respeito dos boletins médicos do grave estado da educação brasileira. Veja algumas noticias:
Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml)


Seria o fim então da esperança? Nem todos os brasileiros, ainda em sua maioria não compreendem essa questão, pois o que poderia lhes fazer entender esta situação é justamente aquilo que está sendo sepultada, a educação. Sem ela não se sabe, não se sente, não se vê nada, NÃO SE PODE NEM ENTENDER ESTE TEXTO. Sem educação de qualidade o povo fica cego, surdo e mudo, somos então mortos sem ela e quando ela morre, o que somos? Nem mais mortos, somos então nada, sem história, sem memória, sem conhecimento, sem valores e virtudes. 

O inicio da matéria é carregado de licença poética, uma brincadeira bem séria do nosso Blog. No entanto a tal morte acontece. A morte da educação é uma morte diferente, acontece todos os dias neste país, nas cidades pequenas, nas médias, nas capitais. Governos e seus políticos a matam todos os dias de inanição, governos ditadores ou falsos democráticos a colocam no pau de arara, a torturam até a morte diariamente.
Entrevista do Presidente do SINTET - Tocantinópolis Cléber Borges sobre o ato "Enterro da Educação". Fonte Tocnoticias.

No Tocantins, professores em greve desde 24 de março, fizeram a titulo de ilustração carregada de simbolismo a realidade da educação no Estado e no Brasil, enterraram a educação que já estava em alto grau de decomposição. Neste tipo de crime, os assassinos só podem ser punidos pelo povo, este tem a oportunidade de abrir inquérito a cada 4 anos e com o titulo de eleitor, punir severamente os algozes do povo, os assassinos da educação, tirando-os do convívio sócio político nas prefeituras, governos de estado e presidência. 

Noticias sobre a educação do Tocantins:
Escola em Filadélfia está em situação precária; Governo prometeu solução há 2 anos (http://www.afnoticias.com.br/noticia-4848-escola-em-filadelfia-esta-em-situacao-precaria-governo-prometeu-solucao-ha-2-anos.html)
Professores nas ruas. Governo, a culpa é sua! CASO TOCANTINS. (http://educacaobr.blogspot.com.br/2014/03/professores-nas-ruas-governo-culpa-e.html)



Nenhum comentário:

Postar um comentário